Blog

Celular que remete a rede social youtube onde existe os canais de finanças.

Conheça os 10 melhores canais de finanças

A educação financeira não é um forte da cultura brasileira. Mas, ao contrário do que acontece em diversos países, esse tema não é abordado na nossa vida escolar.

Ele também é pouco tratado em políticas públicas e em meios de comunicação de grande alcance, como na televisão aberta. A boa notícia é que, nos últimos anos, diversos especialistas em finanças têm se dedicado a propagar o assunto e ensinar conhecimentos relevantes para a população.

Esses conhecimentos podem ser acessados em sites, livros, palestras, cursos e também nos canais de finanças do YouTube porque a plataforma online facilita o compartilhamento de informações gratuitas e você pode acessar quando quiser.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira os 10 melhores canais de finanças do país e aprenda a lidar com o seu dinheiro!

10 melhores canais de finanças do país

1. André Bona

André Bona é educador financeiro desde 2010 e, no ano de 2011, começou a produzir conteúdo em seu blog e hoje é um dos melhores canais de finanças do país. O canal de YouTube veio em 2013 e, atualmente (dados de setembro de 2019), conta com mais de 213 mil pessoas inscritas.

A primeira experiência de Bona na área de finanças e investimentos foi como agente autônomo de investimentos. Atualmente, o educador financeiro se dedica apenas e exclusivamente à educação financeira.

Na internet, além dos conteúdos compartilhados em seu portal e no canal, André Bona oferece um curso online voltado para quem deseja organizar suas finanças e investir de maneira mais inteligente.

Seus vídeos no YouTube trazem muitas informações relevantes sobre planejamento financeiro pessoal e empresarial, além de diversas dicas de investimentos. Ele ensina o funcionamento das aplicações existentes e dá orientações para que os investidores façam boas escolhas na hora de aplicar seu dinheiro.

Confira alguns temas abordados pelo educador financeiro André Bona em seu canal no YouTube recentemente:

  •         “Por que você não deve investir só com foco em curto prazo”;
  •         “O segredo para enriquecer”;
  •         “O jeito simples de investir no mercado de ações”;
  •         “Valuation: como calcular o valor de uma ação”.

2. Clube do Valor

O Clube do Valor é um canal idealizado pelo gestor de investimentos Ramiro Gomes. Ele conta com mais de 426 mil inscritos e sua meta é impactar 1 milhão de pessoas até 2020 com dicas para conquistar mais tranquilidade financeira.

A carreira de Ramiro inclui experiências com análise de investimentos, consultoria e gestão profissional. Ele é credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e tem a certificação CFP (Certified Financial Planner) para trabalhar na área.

Em seu canal são divulgadas informações sobre organização financeira e investimentos, para que as pessoas descubram quais são as maneiras mais eficientes para cuidar do próprio dinheiro. Segundo Ramiro, o objetivo é compartilhar dicas que ele realmente pratica.

Veja alguns títulos de vídeos do canal que podem lhe interessar:

  •  “7 Hábitos das pessoas pobres”;
  •  “Bolsa de valores para leigos”;
  •  “Viver de renda: como fazer o dinheiro trabalhar por você”;
  •  “17 Dicas de como juntar dinheiro rápido”;
  • “Pai rico, pai pobre: os 10 maiores ensinamentos do livro”;
  •  “Como gerar uma renda mensal de R$ 5 mil com investimentos”.

3. Júlia Mendonça

Já pensou em acompanhar dicas de economia de uma pessoa que estava endividada mas que conseguiu resolver a situação por meio da educação financeira? Essa é a proposta do canal da Júlia Mendonça – que, em setembro de 2019, era acompanhada por mais de 424 mil pessoas no YouTube.

A Júlia saiu das dívidas e organizou suas finanças porque aprendeu de maneira autônoma o que fazer. Depois disso, ela se especializou em finanças pessoais e dedica seu tempo a produzir vídeos com orientações sobre planejamento financeiro, mas, principalmente voltado para mulheres.

Portanto, os diferenciais desse canal são exatamente a linguagem simples e o compartilhamento dos erros que ela cometeu e o que foi possível aprender com eles. Assim, os inscritos no canal podem se identificar com ela e aprender as melhores práticas financeiras.

As dicas para quitar as dívidas e saber como economizar são alguns dos principais temas abordados no canal. Além disso, ela também dá informações sobre como começar a investir e como funcionam as aplicações financeiras, como por exemplo os títulos do Tesouro.

Entre os conteúdos mais populares estão ideias para conseguir renda extra, truques para guardar dinheiro e os principais hábitos de pessoas ricas. Também há um vídeo da educadora contando como pagou seu financiamento imobiliário em apenas 5 anos, por isso se tornou um dos melhores canais de finanças.

4. Me Poupe

Esse é o canal criado pela jornalista e educadora financeira Nathalia Arcuri e oferece, como ela mesma denomina, conteúdos de “entretenimento financeiro”. O principal diferencial do Me Poupe é a forma divertida com a qual os assuntos são tratados.

A irreverência faz sucesso: em setembro de 2019, o canal tinha mais de 3,99 milhões de inscritos. Além dos vídeos, a Nathalia já lançou um livro com dicas financeiras e também um curso sobre planejamento pessoal e investimentos.

Recentemente, ela colocou em prática uma ideia antiga: produzir um reality show no qual muda a vida financeira de pessoas endividadas. Os episódios tiveram início no canal do YouTube, mas agora serão transmitidos na TV aberta porque foi firmada uma parceria com uma emissora.

Os principais conteúdos do Me Poupe incluem dicas de economia e de organização financeira. Mas, as playlists do canal apresentam assuntos para todos os objetivos que você possa ter. Por exemplo: como controlar as finanças, dicas para economizar e hábitos que fizeram a Nathalia enriquecer.

5. Economirna

Quem gosta de consumir conteúdos financeiros bem humorados tem outra ótima opção: o canal Economirna. Ele é administrado por Mirna Borges, que tem formação em Engenharia, mas procura falar sobre finanças de maneira prática e didática.

Atualmente, mais de 837 mil pessoas já acompanham seus vídeos e aprendem com a simplicidade que a Mirna procura dar aos vídeos. A criatividade, a linguagem leve e a escolha por assuntos do dia a dia são algumas das características que ajudam o canal a crescer.

A irreverência é uma forma de ajudar a entender assuntos não muito fáceis – tais como renda fixa e variável. Desta forma, o canal Economirna – assim como todos da nossa lista de 10 melhores canais de finanças – ajudam a mudar a realidade brasileira porque disseminam conteúdos de educação financeira de maneira simples.

Entre os vídeos mais vistos do canal estão muitos temas práticos do dia a dia, como:

  •  Dicas para aumentar o score rapidamente;
  •  Exemplos de cartões de crédito sem cobrança de anuidade;
  •  Indicações de bancos digitais mas que não cobram taxas;
  •  Orientações para quem quer ganhar um milhão de reais.

6. Primo Rico

O canal Primo Rico é um dos mais procurados pelas pessoas que querem entender o funcionamento do mercado financeiro e obter dicas de bons investimentos. Os vídeos produzidos por Thiago Nigro são acompanhados por mais de 2,73 milhões de pessoas (em setembro de 2019).

O nome do canal faz referência a um objetivo bem humorado: fazer com que as pessoas que assistem aos vídeos se tornem os primos ricos da família. Por isso os assuntos preferidos do Thiago Nigro são as aplicações na renda variável – com as quais ele começou a ter contato aos 17 anos.

A primeira experiência, entretanto, não foi positiva, pois a falta de conhecimento sobre ações fez com que ele tivesse um grande prejuízo. Entretanto, essa foi uma oportunidade para começar a estudar e, anos depois, fazer da educação financeira a sua área de trabalho.

Para seu canal no Youtube, Nigro produz conteúdos relevantes sobre planejamento pessoal, investimentos e empreendedorismo.

Algumas das playlists disponíveis no canal abordam os temas:

  •  Como economizar dinheiro;
  •  Formas de receber renda extra;
  • O caminho até o primeiro milhão;
  • Como viver da renda de seus investimentos.

7. Patrícia Lages – Dicas de Economia

Patrícia Lages é jornalista e autora de alguns livros considerados best-sellers, como “Bolsa blindada – dicas e passos práticos para tornar a sua vida financeira à prova de fracassos” e “Virada financeira”. Esse último traz desafios semanais para mudar as finanças do leitor.

Primeiramente, em 2011, ela começou a produzir conteúdos sobre finanças, carreira e empreendedorismo. Além dos livros, dá palestras sobre o tema, tem um curso também intitulado “bolsa blindada” e apresenta um quadro sobre finanças para as mulheres na TV Gazeta.

O canal dela no YouTube tem mais de 346 mil inscritos. Os vídeos mais vistos oferecem dicas de economia doméstica e orçamento.

No mais popular do canal, ela fala de seis coisas que não devemos contar a ninguém: grandes objetivos, boas ações, detalhes da vida pessoal, quanto você ganha, seus segredos ou os de outras pessoas, suas fraquezas e dificuldades.

Em outro vídeo popular, Patrícia fala sobre 5 coisas que os ricos fazem. Nas playlists, você pode encontrar também dicas sobre moda, beleza, cozinha, vida profissional e educação financeira para crianças.

8. Quero ficar rico

Esse é um nome bastante atrativo para um canal de finanças, não é mesmo? O canal foi idealizado por Rafael Seabra, educador financeiro que também é autor de um livro com esse mesmo nome – e que já ficou na lista dos mais vendidos do país.

Rafael tem hoje mais de 217 mil inscritos no YouTube e compartilha conteúdos que procuram promover a conquista da independência financeira. Ele fala que alcançou esse objetivo antes dos 30 anos. Nessa idade, portanto, ele já poderia viver apenas com a renda passiva de seus investimentos.

Diante disso, passou a divulgar dicas úteis para quem deseja repetir esse feito. O canal parte de três orientações principais, tais como: ganhar mais, gastar menos e investir melhor. Assim, os vídeos compartilham diversas informações sobre cada uma dessas categorias.

Entre os principais conteúdos publicados por Rafael estão dicas de livros sobre finanças, informações sobre funcionamento de aplicações financeiras e alguns erros que as pessoas cometem em seu planejamento pessoal e investimentos.

9. Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um dos educadores financeiros mais conhecidos no Brasil, principalmente pela publicação de diversos livros, como:

  •  Dinheiro – os segredos de quem tem;
  • Como organizar sua vida financeira;
  • Filhos inteligentes enriquecem sozinhos;
  • Investimentos inteligentes;
  • Mais tempo, mais dinheiro;
  • Finanças para empreendedores e profissionais não financeiros;
  • Adeus, aposentadoria.

Um de seus best-sellers, “Casais inteligentes enriquecem juntos” ganhou uma adaptação para o cinema – a trilogia de comédia “Até que a sorte nos separe”. Gustavo Cerbasi é consultor financeiro e já foi apontado pela revista Época como uma das personalidades mais influentes no Brasil.

Ele é formado em administração pública e decidiu aprender mais sobre finanças pessoais depois da graduação. Dessa forma decidiu fazer mestrado em administração e finanças e também cursou uma especialização em finanças na Universidade de Nova Iorque.

Além dos livros, o especialista também dá palestras e cursos sobre o assunto. Seu canal no YouTube, criado em 2016, oferece conteúdo gratuito e com abordagem simples para quem busca entender melhor as questões financeiras se tornando assim um dos mais famosos e melhores canais de finanças. Já são mais de 703 mil pessoas inscritas (até setembro de 2019).

10. GuiaInvest

O canal GuiaInvest tem mais de 201 mil inscritos e é administrado por André Fogaça e uma equipe de especialistas financeiros. O GuiaInvest é um dos blogs mais tradicionais sobre o tema financeiro.

Fogaça é formado em administração de empresas e investe seu dinheiro desde 2004. Os conhecimentos obtidos na formação, junto com as boas escolhas de investimentos, trouxeram ótimos resultados para ele – e isso é compartilhado com as pessoas que acompanham o canal.

Portanto, o foco do canal no YouTube do GuiaInvest é falar sobre aplicações na bolsa de valores e sobre a conquista da liberdade e da independência financeira.

Entre os vídeos mais populares do canal, há conteúdos sobre como começar a investir na bolsa. Além disso, avaliações sobre fundos de investimentos ou de ações específicas também costumam fazer sucesso entre os inscritos.

Esses são os 10 melhores canais de finanças para você acompanhar no YouTube. Sem dúvida, os vídeos têm importantes contribuições para dar a você e são uma excelente forma de continuar seu aprendizado no dia a dia.

Por isso, aproveite os conteúdos e aprimore cada vez mais o seu controle financeiro e sua maneira de investir. Saiba como conquistar sua independência financeira!

Quer ler mais conteúdos como este? Então assine a newsletter do site e acompanhe nossas publicações!