Blog

artigo sobre como investir 15% do seu salário

Como investir 15% do seu salário todos os meses?

Investir 15% do salário parece algo simples, afinal, quem tem dinheiro investido, usufrui de inúmeras vantagens, como conquistar mais tranquilidade e segurança no futuro. Mas garantir isso nem sempre é fácil. Afinal, é preciso ter bastante organização financeira e saber como fazer seus investimentos corretamente.

Além disso, muitas pessoas têm ainda dificuldade para resolver alguns detalhes neste processo. Por exemplo, qual estratégia utilizar para o controle de gastos? Qual o valor separar mensalmente para aportes e quais investimentos escolher?

É sobre este assunto que falaremos no artigo de hoje. Que tal saber responder todas essas perguntas e aprender a investir 15% do salário todos os meses? Continue a leitura e descubra como colocar esta meta em prática em prol do seu futuro!

Qual é a importância da organização financeira?

A organização financeira ainda não faz parte da realidade de muitos brasileiros. Entretanto, ela é fundamental para quem deseja mais equilíbrio financeiro e para quem busca realizar sonhos ao longo da vida, garantindo uma aposentadoria mais tranquila.

Afinal, o hábito de planejar e controlar as finanças ajuda a evitar problemas no orçamento e possibilita fazer maiores realizações com seu dinheiro. É por meio da manutenção da prática de organizar e planejar as finanças que se consegue investir mais e melhor ao longo do tempo.

Portanto, se você deseja conquistar seus objetivos financeiros no curto, médio e longo prazo, não deixe de controlar seus gastos, identificando o que entra e o que sai da conta todos os meses e planejando cada uma de suas decisões financeiras.

Por que investir 15% do salário todos os meses?

Agora que você já entendeu a importância de controlar, organizar e planejar suas finanças, deve ter ficado mais fácil compreender por que investir 15% do seu salário todos os meses é uma boa opção.

Afinal, sem dinheiro sobrando para investimentos no final do mês, se torna quase impossível colocar seus planos em prática para alcançar quaisquer objetivos financeiros.

No entanto, para ajudar você a compreender melhor a importância de investir 15% do salário todos os meses, listamos a seguir alguns dos motivos pelos quais você deveria começar a considerar guardar uma parcela dos seus ganhos para investimentos agora mesmo.

Confira!

Ter um fundo de emergência

Todos nós estamos expostos a imprevistos financeiros. Em algum momento, podemos ter gastos inesperados ou vivenciar uma dificuldade de renda – por exemplo, a perda do emprego.

Essas situações trazem grandes riscos para o orçamento familiar. Por isso, o ideal é estar preparado.

Um fundo de emergência tem o objetivo de oferecer suporte diante dessas dificuldades. Ou seja, organizando suas finanças hoje e montando uma reserva a partir dos aportes mensais de 15% do seu salário, você adquire maior tranquilidade para enfrentar situações complicadas que poderão ocorrer.

Acelerar a concretização de sonhos

Provavelmente, um dos principais motivos para você trabalhar e ganhar dinheiro é o desejo de realizar sonhos materiais, certo? Infelizmente, o que acontece em alguns casos é que a maior parte da renda é consumida nos gastos rotineiros e os projetos importantes acabam ficando para depois.

Fazer o planejamento das finanças pessoais e investir 15% do salário todos os meses é uma forma de mudar essa realidade. Ao fazer isso, você adapta o seu orçamento para que o dinheiro seja suficiente tanto para os gastos do presente quanto para realização de seus sonhos nos próximos anos.

Dessa forma, ficará muito mais fácil fazer uma viagem, comprar um carro, ter o seu próprio imóvel e conquistar outros projetos ao longo da vida.

Proporcionar segurança no futuro

Em um ambiente econômico nacional que passa por tantas mudanças – como a recente reforma da previdência brasileira, as pessoas precisam, cada vez mais, planejar seu futuro por si mesmas. Afinal, nunca é cedo demais para se preparar para os desafios da aposentadoria.

O planejamento de hoje e o investimento recorrente é o que permitirá que você construa seu patrimônio e tenha segurança financeira para fazer escolhas daqui para frente. Com isso, você conseguirá ter mais qualidade de vida quando não for possível manter o mesmo ritmo de trabalho atual.

Como investir 15% do salário todos os meses?

Entender a importância de organizar as finanças, manter um bom planejamento financeiro e investir 15% do salário todos meses é um passo importante para a conquista de um futuro tranquilo.

Afinal, reconhecer a relevância destes hábitos é o primeiro passo para ser capaz de investir mensalmente 15% do salário.

Mas, e qual seria a maneira de conseguir investir 15% da sua remuneração mensal todos os meses? A seguir você acompanha passos simples que poderão ajudar você a alcançar este objetivo e aportar 15% ou mais do seu salário mensalmente a partir de agora!

Corte gastos

Saber economizar é uma aprendizagem indispensável na vida de todos nós. Se você está achando difícil separar uma porcentagem da sua renda porque não sobra dinheiro nenhum na conta ao final do mês, é preciso aprender a cortar gastos e modificar essa realidade.

Lembre-se que nunca é indicado gastar mais do que se ganha. Ou seja, você deve encaixar seus custos mensais abaixo do padrão da sua renda.

Caso isso não esteja acontecendo, reveja as suas contas fixas e o seu perfil de consumo para reduzir os gastos.

Tenha uma renda extra

Outra forma de deixar 15% do seu salário disponível para investimentos é aumentando seus ganhos. Essa é a melhor alternativa quando você não consegue diminuir os seus gastos mensais.

Afinal, a dificuldade em fazer isso indica que a renda atual não é suficiente para o seu padrão de vida.

Existem diversas opções para gerar mais dinheiro. Além de buscar crescimento na carreira ou trocar seu emprego por um mais rentável, é possível realizar outras atividades no seu tempo livre.

Algumas alternativas são: dar aulas particulares, prestar consultoria, revender produtos e empreender – seja na área de gastronomia ou artesanato ou por meio de outros empreendimentos.

Separe o dinheiro logo no início do mês

Um erro muito comum entre investidores iniciantes é esperar que a quantia sobre na conta corrente para só então realizar seus investimentos. Essa não é atitude ideal, pois há um alto risco de você gastar o valor com outras coisas ao longo do mês.

Por isso, o ideal é separar a porcentagem destinada aos investimentos logo no início do mês. Assim, você conta apenas com o restante do salário para pagar as contas e custear os seus gastos.

Quais são os melhores investimentos?

Depois de saber como investir 15% do salário todos os meses, você precisa aprender também a escolher os melhores investimentos. Você deve ter em mente que não há uma regra geral para esta escolha.

A melhor escolha de investimentos irá depender dos seus objetivos e das suas necessidades. Observe algumas dicas de aplicações de curto, médio e longo prazo:

Se você não tem fundo de emergência

Quem ainda não montou sua reserva de emergência precisa colocá-la como prioridade. A razão para fazer isso é que não faz sentido colocar seu dinheiro em aplicações de longo prazo se você não tem um valor reservado para sua segurança financeira, não é mesmo?

Logo, a sugestão nesse caso é procurar aplicações de curto prazo e com alta liquidez – o que significa que elas podem ser resgatadas de maneira rápida. Ou seja, você poderá usar esse dinheiro diante de uma emergência.

Um exemplo de investimento com essas características é o Tesouro Selic, oferecido na plataforma do Tesouro Direto do Governo Federal. Também existem CDBs e fundos de investimento com liquidez diária oferecidos por instituições privadas.

Além disso, algumas contas de pagamento digitais podem ser opções para quem deseja deixar seu dinheiro rendendo sem abrir mão da alta liquidez.

Para quem já tem fundo de emergência

As pessoas que já têm uma reserva de emergência podem procurar por aplicações de médio e longo prazo e menor liquidez. Geralmente, essas opções oferecem rendimentos maiores mas, nestes casos, o valor aplicado normalmente não pode ser retirado antes do prazo (ou você corre o risco de perder dinheiro).

Por isso, para aproveitar estas opções de investimento de médio e longo prazo, é preciso ter um dinheiro disponível para urgências.

As sugestões de investimentos de médio e longo prazo são muitas. Existem CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, fundos de investimentos e ações da bolsa de valores. Cada alternativa tem funcionamento, características e riscos diferentes, oferecendo diversos prazos, valores de aporte mínimo, rendimentos e taxas.

É importante conferir todos estes aspectos antes de escolher a melhor opção de investimento para você. O ideal, inclusive, é que você faça estas escolhas de investimento de acordo com cada um dos seus objetivos financeiros e seguindo o seu perfil enquanto investidor.

Com estas informações em mãos você já sabe agora por que e como investir 15% do salário todos os meses. Portanto, coloque nossas orientações em prática, monte sua reserva financeira e comece agora mesmo a investir para garantir sua qualidade de vida e tranquilidade no futuro!

E então, gostou deste post? Quer acompanhar mais publicações como esta? Assine a newsletter do blog!